CHAMADO Nº 1761

INFO
Criado em: 17/09/2021 11:53:55
Última ação: 17/09/2021 11:53:55
Cliente: RODRIGO SANTOS SILVA
Laborat
Representante: Claudia Nunes
Tipo de problema: Contaminação
Obs.: Venho, por meio desta, relatar mais um chamado de contaminação no recebimento da encomenda, dessa vez foi so um pacote que conseguimos identificar como contaminado de imediato, reforço que foi seguido todos os procedimentos higienicos e protetiveis para recebimento do mesmo, temperatura de recebimento registrada: 26,3 ° c
Arquivos: 6144ac03e0932.jpeg
PRODUTO
Produto/cód.:
Pl. Agar Cled 90mm (PL01050)
Lote:
MIC2127312
NFE: 159065
Perfeitas condições na entrega? nao
Produto retirado da caixa e/ou isopor e acondicionado na temperatura descrita no rótulo e em ambiente adequado, limpo? sim
Condições de armazenamento:
Qtd. reclamada: 10

RESPOSTA


11/10/2021 17:31:37

Prezados,

Agradecemos o envio de suas informações, que são de grande valia para nosso processo de melhoria contínua. 

Em investigação interna, identificamos parâmetros em conformidade para nossas amostras de retenção e documentação do lote MIC2127312. Também não foi identificada nenhuma intercorrência relatada durante o transporte realizado da NF 159065 por nosso parceiro logístico.

Durante o processo investigativo, foi realizada a reanálise óptica das amostras de retenção do lote reclamado, onde não foi verificada alteração visual característica de contaminação. Em seguida realizamos novamente o teste de esterilidade, conforme condições contidas no certificado do produto, que apresentou resultado conforme com ausência de crescimento. Realizamos o rastreamento das análises de monitoramento ambiental das salas de produção, referente à data de fabricação do lote reclamado, onde também não foi identificada nenhuma não conformidade.

Gostaríamos de reiterar que todos os lotes produzidos pela Plastlabor são avaliados e liberados mediante resultados satisfatórios de nosso Laboratório de Controle de Qualidade (LCQ), em compromisso com nossos processos e nossos clientes. A empresa conta com tecnologia de ponta para produção automatizada de seus meios de cultura em sala limpa classe ISO 7 e envase das placas em equipamento automatizado classe ISO 5, utilização de placas estéreis, meio de cultura esterilizado através do processo de autoclavação e processo de embalagem automatizado. Temos validados todos os processos de limpeza das áreas produtivas, maquinários utilizados e dos processos envolvidos na produção de nossos meios, bem como o monitoramento ambiental das áreas classificadas. Além disso, a cada novo faturamento de qualquer lote para nossos clientes, 100% da carga passa por uma inspeção óptica para garantir que nenhum produto está saindo da Plastlabor com qualquer tipo de não conformidade. Todos esses fatos visam minimizar que cheguem a nossos clientes possíveis contaminações que tenham se originado de processos internos da Plastlabor. 

Porém, meios de cultura são produtos extremamente sensíveis e perecíveis. Fornecem por característica própria os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos, tornando-os suscetíveis à possibilidade de ocorrerem contaminações pontuais inerentes ao processo produtivo, logístico e/ou de armazenamento. A indecência de alguns fatores extrínsecos corrobora para o aumento da possibilidade de contaminações, tais como: variações de temperatura, incidência direta de luminosidade e fluxos de ar, umidade, choque físico e possibilidade de presença de micro furos na embalagem que são imperceptíveis a olho nu, causados por uma possível falha pontual de selagem ou devido à ruptura da integridade de alguma camada da embalagem por atrito de contato com outros pacotes durante o transporte, permitindo a entrada de microrganismos que podem levar à contaminação, posterior à irradiação do produto. 

Os tipos de produtos comercializados pela Plastlabor possuem requisitos delicados de embalagens, devido às características próprias dos produtos. Nossas embalagens primárias não podem ser hermeticamente fechadas e as camadas de filmes plásticos não podem impossibilitar totalmente a troca de gases, devido à necessidade desta troca de ar para permitir o crescimento de microrganismos aeróbicos, e para não gerar condições extremas de abafamento extremo, levando à formação de água de condensação e possíveis situações como descolamento e deterioração do produto por ressecamento. A Plastlabor está sempre em busca de novas tecnologias e investindo em melhorias de processos internos de produção e embalagem, para entregar a nossos clientes produtos de excelência com uma qualidade cada vez mais aprimorada.

A possível causa raiz da contaminação é a possibilidade de micro furo da embalagem plástica, que podem ter se originado em uma falha na selagem não perceptível em inspeção óptica ou por atrito mecânico com pacotes adjacentes durante o processo logístico de transporte da carga da Plastlabor ao cliente.

Pedimos desculpas pelos transtornos causados e como forma de ressarcimento, uma reposição do material reclamado foi solicitada, para envio em seu próximo faturamento de mesmo item.

Pedimos desculpas pelos transtornos e permanecemos sempre à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Atenciosamente, 

Garantia da Qualidade. 



Arquivos


INVESTIGAÇÃO


Emails adicionais

RESPOSTA


10/01/2022 11:59:09

Prezado cliente,

Informo que a reposição referente a esta ocorrência foi enviada no dia 08/11/2021 pela nota fiscal de reposição Nº 162946.

Portanto, após esclarecimentos e tratativas sobre o caso relatado, formalizo o encerramento deste SAC. 

Permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento adicional. 

Atenciosamente,

Garantia da Qualidade.


Arquivos


INVESTIGAÇÃO


Emails adicionais